Pular para o conteúdo principal

Verão ou Inverno do Bisturi para Manaus!


Verão do Bisturi

Muitas pessoas acabam se programando para encarar o bisturi nas férias, por isso é comum surgirem dúvidas se esta é ou não a melhor época para dar um retoque no visual. A resposta é simples: a melhor época é aquela em que você conseguirá se dedicar integralmente às recomendações médicas, antes e depois da plástica. Confira abaixo quais os cuidados que deverá ter nessas fases

Antes do grande dia

Líquidos, sim!

Ingira bebidas ricas em nutrientes como a água natural (rica sais minerais), água de coco (potássio) e sucos naturais (rico em vitaminas). “Eles permitem um maior fluxo de nutrientes a todas as células e aumentam a irrigação do tecido cutâneo, dando mais brilho à pele e deixando-a mais preparada para a cirurgia”. Mas lembre-se que 1 dia antes da cirurgia é preciso manter o jejum durante oito horas.

Limpeza caprichada

Claro que no verão você transpira mais e acaba tomando mais banhos. E não será diferente antes da cirurgia plástica. Uma semana antes da intervenção, passe a tomar banho duas ou três vezes por dia, com sabonete antisséptico e escova macia em todo o corpo, no calor os cuidados com a higiene devem ser redobrados para evitar possíveis infecções.

Proteínas no cardápio

Se você vai se submeter a uma cirurgia plástica é importante consumi-la com frequência para auxiliar na cicatrização. A proteína da clara do ovo, carnes, peixes ajudam na reconstrução dos tecidos.

Esconda-se do sol

Você esperou o ano inteiro para poder conquistar o tão sonhado bronzeado de verão, mas se optou por encarar o bisturi nesta época do ano não vá se expor ao sol sem a proteção adequada e nos horários corretos. “A pele queimada (e não bronzeada) pode ter menos resistência no pós-operatório e comprometer a cicatrização e resultado”.

Pele saudável é pele hidratada

Procure hidratar a região que será operada, com cremes hidratantes à base das vitaminas A e E, antes de dormir, pelo menos uma semana antes da cirurgia. Esses produtos repõem o manto hidrolipídico, importante para que a pele esteja saudável no momento da cirurgia.

Depois do grande dia

Atenção com o primeiro banho

“É comum sentir tonturas no primeiro dia após a cirurgia por causa da queda da pressão ou medicamentos usados na anestesia, portanto é importantíssimo ter alguém por perto e um banquinho para sentar durante o banho”. Durante o verão, a tontura tende a ser maior, já que o calor também provoca esse incômodo.

Fique em lugares arejados

Já que o uso das cintas cirúrgicas é obrigatório (e o calor, inevitável), procure ficar em ambientes arejados, opte pelas malhas menos espessas, dando preferência àquelas produzidas predominantemente de algodão e, caso o repouso seja em casa, fique somente de cinta, e nada mais – quando for preciso se vestir, opte por roupas levinhas e vaporosas. E não se esqueça de trocar a cinta sempre que tiver suada – daí a necessidade de ter três peças à disposição. Se precisar sair, tente se programar para que seja antes das dez horas da manhã ou depois das quatro horas da tarde – e ainda assim, sem deixar de passar o protetor solar.

Abuse dos líquidos

No pós-operatório a hidratação é essencial, principalmente se a cirurgia foi feita no verão. O organismo operado desidrata mais rapidamente e deve-se estar atento à reposição dos líquidos. A hidratação deve ser feita preferencialmente com água, mas também pode-se usar isotônicos, chás, sucos naturais, água de coco. O refrigerante e bebidas gaseificadas não são recomendados, pois aumentam os gases e causam desconforto abdominal.

Drenagem linfática amiga

As sessões de drenagens linfáticas são importantes para aliviar o inchaço e diminuir as equimoses típicas do pós-operatório. Por isso, é recomendado começá-las logo na primeira semana de pós-operatório, se possível, a cada dois dias. “No calor, a retenção de líquido é maior então este procedimento ajuda a eliminar as toxinas”.

Lençóis de algodão

Para dormir, dê preferência a lençóis de algodão, que não esquentam o corpo e evitam irritações na pele.

Curativos: cuidados redobrados

Eles devem ser realizados conforme as instruções do seu médico. As cicatrizes devem ser lavadas com água e espuma de sabonete neutro. “No verão, como suamos mais, é provável que o curativo tenha de ser trocado mais vezes para manter a cicatriz sempre seca”.

Guarda roupa pós-operatório

No verão é praticamente impossível não transpirar. O ideal é ter mais de uma cinta ou sutiã pós-cirúrgico. para alterná-los, colocando-os para lavar e secar pelo tempo necessário. Só volte a usá-los quando tiverem bem secos, para não oferecem risco de infecção.

Dois banhos ao dia

Nos primeiros 15 dias de pós-cirúrgico, tome banho pela manhã e pela noite para melhorar a sensação térmica. Evite esfregar ou coçar a área operada e seque bem o curativo.

Fuja do calor

Evite ficar perto de qualquer fonte de calor local, como forno e fogão, para facilitar o desaparecimento das equimoses e do inchaço. Esse calor pode aumentar o edema, prolongando o pós-operatório.

Cafeína gelada

Beba mate e chás gelados à base de cafeína. Além de refrescar, eles são diuréticos e vão ajudar a diminuir o edema pós-operatório.

Bloqueador com cor

Faça uso de bloqueadores que encobrem qualquer mancha, inclusive as equimoses pós-operatórias, e ainda oferecem proteção solar. Esses produtos possuem substâncias emolientes, hidratantes e ricas em varredores de radicais livres. Os bloqueadores com cor facilitam a retomada das atividades do dia a dia porque ao mesmo tempo camuflam as manchas, tratam a pele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREVENINDO QUELÓIDES EM MANAUS

PREVENINDO QUELÓIDES Prevenindo Quelóides Como o quelóide pode levar vários meses para se manifestar depois da operação, o acompanhamento do próprio médico no pós-operatório, assim como a utilização de métodos para a sua prevenção é obrigatório para bons resultados da cicatrização. A cicatriz fica clara, macia, seca e bem fininha, porém para tal a mesma deve ser utilizada a partir de 1-2 semanas após a remoção das suturas por um período diário de 12 a 16 horas e a mesma deve ser lavada com água e sabão, e acondicionada em papel manteiga para não ressecar. Então durante pode-se usar as pomadas prescritas pelo cirurgiao e a noite após o banho e sem nenhum produto nos seios utiliza-se fita, retirando-a somente pela manhã ao acordar. Lâmina de silicone A lâmina ou placa de silicone é utilizada na prevenção de quelóides ou cicatrizes hipertróficas,elas devem ser utilizadas sobre cicatrizes recentes as quais apresentam ou não predisposição em desenvolver quelóide ou ci

Minilipo ou Lipo Light em Manaus

Mini lipo Pacientes que possuem pequenos acúmulos de gordura em regiões como flancos, glúteos e culotes, entre outras podem obter um contorno corporal mais harmônico através da minilipoaspiração, ou minilipo. A minilipo é uma versão reduzida da lipoaspiração tradicional. Através de cânulas, o cirurgião plástico entra em contato com a gordura excedente e a suga para fora do corpo, modelando a silhueta. Na lipoaspiração são retiradas maiores quantidades de gordura, enquanto a minilipo retira uma quantidade reduzida (no máximo 1 litro). Normalmente, a minilipoaspiração é indicada para pacientes que possuem um corpo magro, mas que apresentam pequenas regiões com gorduras localizadas, difíceis de eliminar mesmo para aqueles que seguem uma alimentação balanceada e se submetem a uma rotina de exercícios físicos.  Por retirar uma quantidade menor de gordura, o pós-operatório da minilipoaspiração é mais cômodo para o paciente, o qual desenvolverá menor inchaço e terá reduzi

GINECOMASTIA - mama masculina - em manaus

Ginecomastia: ‘seios’ abalam a autoconfiança masculina O crescimento excessivo no tecido mamário masculino pode ser corrigido com procedimentos cirúrgicos. A ginecomastia pode causar traumas psicológicos e transtornos em alguns homens Manaus, 14 de Outubro de 2011 MAYARA BRILHANTE A ginecomastia tem tratamento e é uma condição benigna (Divulgação) A baixa autoestima e até mesmo isolamento social são algumas das consequências da ginecomastia – o crescimento excessivo no tecido mamário masculino. Esta alteração faz com que muitos adolescentes e até mesmo adultos, procurem por uma alternativa que possa trazer uma melhora de vida por meio da cirurgia plástica. “A ginecomastia nada mais é do que uma alteração na glândula mamária masculina. Ela é causada por fatores hormonais, genéticos e até mesmo ambientais podendo ser influenciada pela alimentação, mas nesse caso normalmente os homens já têm uma pré-disposição para que isto ocorra”, ex