Pular para o conteúdo principal

As cirurgias plásticas estão mais seguras e mais baratas em Manaus

O bisturi esculpe sonhos

Fonte REvista Veja:

As cirurgias plásticas estão mais seguras e baratas.
Mas trocar de corpo não é tão fácil como mudar de roupa.
Se um médico afirmar que
isso é possível, fuja. Profissionais
responsáveis expõem os riscos e os limites das intervenções



Montagem Pepe Casals




 No filme Tudo sobre Minha Mãe, do diretor espanhol Pedro Almodóvar, ao enumerar as operações plásticas a que se submeteu, uma personagem sintetiza com muita graça os seus esforços em busca de uma nova imagem: "Olhos amendoados, 80 000 pesetas. Silicone nos lábios, testa, seios e nádegas... O litro é 60 000. Façam as contas, porque eu já as perdi: dois seios novos, 70 000 cada um. Custou-me muito ser autêntica... Porque a mulher é tão mais autêntica quanto mais se aproxima da imagem que sonhou para si mesma".
Quem nasceu com a imagem que sonhou para si próprio? Pouquíssimas pessoas, não importa o sexo, a classe econômica ou a idade. Quase todo mundo daria uma puxadinha aqui, uma esticadinha ali, e por aí vai. Em termos absolutos, o Brasil é o vice-campeão mundial de cirurgias plásticas, só perdendo para os Estados Unidos.

No ano passado, 350.000 pessoas se submeteram a pelo menos uma intervenção. Há quem recorra à mesa de operação para apagar marcas de envelhecimento – a maioria, diga-se.

Outros querem se livrar do estigma de uma imperfeição: se ela existe de fato ou não, pouco importa. O que conta é o incômodo psicológico que causa. E há, ainda, aqueles cuja meta é esculpir um monumento onde vêem apenas um corpo bonito como tantos outros. O arsenal para bancar todos esses sonhos está cada vez mais sofisticado.

Hoje, as cirurgias são menos invasivas e muito mais seguras do que até pouco tempo atrás. O período de internação é menor, e o pós-operatório, menos traumático. Os avanços mais consistentes se deram por meio do refinamento das técnicas já existentes. Há quinze anos, por exemplo, eliminar rugas era sinônimo de esticar a pele, simplesmente. A internação durava cinco dias. Os médicos aperfeiçoaram o procedimento com a retirada do excesso de gordura facial e o esticamento suplementar de músculos flácidos do rosto. No dia seguinte, o paciente tem alta.
A lipoaspiração também está mais segura e eficaz. Até o início da década passada, ainda era grande o risco de sair da mesa de operação com a superfície da pele irregular, cheia de depressões ou ondulações. Pior: não era pequena a probabilidade de órgãos vitais serem atingidos durante a intervenção.  Com a utilização de cânulas menores e mais finas (hoje elas têm em média 2 milímetros de diâmetro, contra 10 do passado), além de esse risco ser menor, controlam-se com mais precisão o sangramento e a quantidade de gordura a ser removida. 
 No caso da mamoplastia para aumento das mamas, as próteses de silicone atuais, texturizadas ou cobertas com esponja de poliuretano, reduzem muito o endurecimento dos seios.
Acrescente-se à melhoria dos procedimentos a redução dos custos das cirurgias plásticas. Em relação ao começo dos anos 90, elas estão de 10% a 15% mais baratas e podem atualmente ser pagas a prazo, mesmo em clínicas de renome.

Graças a tais facilidades, recorrer à faca para aumentar, diminuir ou levantar os seios, exterminar a gordura do abdome e dos quadris ou talhar um nariz novo deixou de ser artifício exclusivo de ricos e famosos. Mulheres e homens de classe média já formam um contingente considerável entre os clientes dos cirurgiões estéticos. As estatísticas indicam que lipoaspiração e mamoplastia lideram o ranking da preferência feminina, representando 60% do total de intervenções. O dado impressionante no universo masculino é o seu crescimento na participação no bolo. Em 1994, os homens somavam 5% das pessoas que se submetiam a uma plástica. Hoje, eles já são 30%. Implante de cabelo e lipoaspiração dos flancos (retirada dos populares "pneuzinhos") estão entre as cirurgias mais realizadas.
Aproximar-se da imagem sonhada é lícito, está ao alcance de quem ganha um salário razoável, mas não se pode esquecer que boa parte da demanda por cirurgia plástica está relacionada a modismos. Entre as mulheres, já houve a fase dos peitos pequenos e a do nariz arrebitado, entre outras. Agora é a vez do corpo enxuto, ressaltado por seios muito fartos. Trata-se do efeito Gisele Bündchen. A julgar pelo que se vê na televisão e nas publicações que esquadrinham o mundo das celebridades, trocar de corpo parece ser tão fácil quanto mudar de roupa. Mas não é.

Nenhum profissional sério encaminha um paciente à mesa de cirurgia sem antes deixar claro que milagres não são possíveis e que há limite para o número de intervenções que uma pessoa pode sofrer ao longo da vida. Se ele disser o contrário, fuja. É importante ter presente que uma cirurgia plástica continua a ser, em sua essência, como qualquer outra. Sempre existe o risco de choque anafilático durante a anestesia e de a intervenção deixar marcas e cicatrizes imprevistas, por melhor que seja o médico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREVENINDO QUELÓIDES EM MANAUS

PREVENINDO QUELÓIDES Prevenindo Quelóides Como o quelóide pode levar vários meses para se manifestar depois da operação, o acompanhamento do próprio médico no pós-operatório, assim como a utilização de métodos para a sua prevenção é obrigatório para bons resultados da cicatrização. A cicatriz fica clara, macia, seca e bem fininha, porém para tal a mesma deve ser utilizada a partir de 1-2 semanas após a remoção das suturas por um período diário de 12 a 16 horas e a mesma deve ser lavada com água e sabão, e acondicionada em papel manteiga para não ressecar. Então durante pode-se usar as pomadas prescritas pelo cirurgiao e a noite após o banho e sem nenhum produto nos seios utiliza-se fita, retirando-a somente pela manhã ao acordar. Lâmina de silicone A lâmina ou placa de silicone é utilizada na prevenção de quelóides ou cicatrizes hipertróficas,elas devem ser utilizadas sobre cicatrizes recentes as quais apresentam ou não predisposição em de...

PROTESE DE SILICONE EM MANAUS - TIRE SUAS DÚVIDAS

Mamoplastia de Aumento O que é a cirurgia de aumento de mama? Também conhecida como mamoplastia de aumento, a cirurgia de aumento de mama utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez. Aumento da Mama Se você está insatisfeito com o tamanho da sua mama, a cirurgia de aumento de mama é uma opção a ser considerara. O aumento de mama pode: • Aumentar o tamanho e projeção de seus seios, • Melhorar o equilíbrio de seu corpo, • Melhorar a sua autoestima e autoconfiança. Os implantes também podem ser utilizados para reconstruir a mama após a mastectomia ou lesão. O que não acontecerá A mamoplastia de aumento não corrige seios severamente caídos. Se você deseja um resultado que corrija a flacidez, o procedimento de elevação da mama pode ser realizado ao mesmo tempo que o aumento de mama ou, então, pode ser necessária uma segunda cirurgia. Seu cirurgião plástico irá ajudá-la a tomar esta dec...

SAÚDE DO CORAÇÃO

Saúde do coração Mais da metade dos jovens com excesso de peso têm ao menos um fator de risco para doença cardíaca Pesquisa mostrou que problemas de saúde, como diabetes e colesterol alto, atingem jovens mais cedo do que se pensava 60% dos jovens de 12 a 19 anos com obesidade nos EUA têm ao menos um fator de risco, além do excesso de peso, para problemas cardíacos (Thinkstock) Um trabalho publicado nesta segunda-feira na revista médica Pediatrics mostrou que as doenças cardíacas estão atingindo pessoas com excesso de peso mais cedo do que se imaginava. De acordo com a pesquisa, metade dos adolescentes com sobrepeso e 60% daqueles com obesidade têm um ou mais fatores de risco para doenças do coração. São quadros como pré-hipertensão, colesterol alto ou diabetes. CONHEÇA A PESQUISA Título original: Prevalence of Cardiovascular Disease Risk Factors Among US Adolescents, 1999−2008 Onde foi divulgada: revista Ped...