Pular para o conteúdo principal

NOVAS REGRAS SOBRE PROTETOR SOLAR

Anvisa publica novas regras para protetores solares

Fabricantes deverão passar por testes específicos antes de indicarem que produto é resistente à água

Protetor solar: fabricantes terão dois anos para se adequar às novas regras da Anvisa Protetor solar: fabricantes terão dois anos para se adequar às novas regras da Anvisa (ThinkStock)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta segunda-feira, as novas regras para fabricantes de protetores solares. Entre as mudanças, está o aumento do Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de dois para seis. Os fabricantes têm dois anos para se adequarem às normas. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) e seguem os parâmetros adotados por todos os países do Mercosul.

Opinião do especialista

Lucia Mandel
Lucia Mandel
Dermatologista e colunista do site de VEJA

O aumento do valor mínimo do fator de proteção solar (FPS) de 2 para 6 é um passo positivo dado pela Anvisa. O ideal, no entanto, seria que o FPS mínimo fosse de 15, não 6.

Em relação à proteção UVA, a medida tomada é muito importante. O UVA também é prejudicial à saúde da pele e está vinculado ao aparecimento de câncer. Antes, o FPS contra o UVA, que deve ser de, no mínimo, 1/3 da proteção contra o UVB, não vinha expresso no rótulo. O consumidor não tinha muito como saber se essa proteção existia ou se era o suficiente.
A Resolução RDC 30/12 também aumenta a quantidade de testes exigidos para confirmar a eficácia do protetor solar. Produtos cujo rótulo indica que são resistentes à água deverão passar por testes específicos que comprovem essa propriedade. Caso os resultados confirmem a eficácia, os fabricantes terão que utilizar classificações como "resistente à água", "muito resistente à água", "resistente à água/suor" ou "resistente à água/transpiração". A Anvisa também definiu que todos os produtos deverão incluir a necessidade de reaplicação do protetor nas informações obrigatórias do rótulo.
Leia também: Especialista tira dúvidas sobre os cuidados com a pele no verão
A medida ainda prevê que a proteção contra raios UVA, um dos tipos de raio ultravioleta, seja de, no mínimo, um terço do FPS declarado no rótulo — o qual mede somente a proteção contra raios UVB, outra categoria de radiação ultravioleta. Segundo a Anvisa, agora existirá um teste específico para comprovar a proteção contra raios UVA, que até então não existia. A medida também proibiu que os fabricantes aleguem, nas embalagens, 100% de proteção contra radiação solar.
FONTE: REVISTA VEJA

Saiba mais

RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA (UV)
A exposição desprotegida à radiação ultravioleta pode causar problemas como vermelhidão, queimaduras, envelhecimento cutâneo e câncer de pele. A radiação UV é classificada como raios ultravioletas A (UVA), B (UVB) ou C (UVC) — mas este último não chega a atingir a Terra. Os raios UVB são mais fortes do que os raios UVA e provocam efeitos imediatos na pele, principalmente vermelhidão e queimaduras. Já os efeitos da exposição aos raios UVA são cumulativos e podem provocar rugas, manchas na pele e câncer de pele. O FPS de um protetor solar indica proteção somente contra raios UVB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREVENINDO QUELÓIDES EM MANAUS

PREVENINDO QUELÓIDES Prevenindo Quelóides Como o quelóide pode levar vários meses para se manifestar depois da operação, o acompanhamento do próprio médico no pós-operatório, assim como a utilização de métodos para a sua prevenção é obrigatório para bons resultados da cicatrização. A cicatriz fica clara, macia, seca e bem fininha, porém para tal a mesma deve ser utilizada a partir de 1-2 semanas após a remoção das suturas por um período diário de 12 a 16 horas e a mesma deve ser lavada com água e sabão, e acondicionada em papel manteiga para não ressecar. Então durante pode-se usar as pomadas prescritas pelo cirurgiao e a noite após o banho e sem nenhum produto nos seios utiliza-se fita, retirando-a somente pela manhã ao acordar. Lâmina de silicone A lâmina ou placa de silicone é utilizada na prevenção de quelóides ou cicatrizes hipertróficas,elas devem ser utilizadas sobre cicatrizes recentes as quais apresentam ou não predisposição em desenvolver quelóide ou ci

Minilipo ou Lipo Light em Manaus

Mini lipo Pacientes que possuem pequenos acúmulos de gordura em regiões como flancos, glúteos e culotes, entre outras podem obter um contorno corporal mais harmônico através da minilipoaspiração, ou minilipo. A minilipo é uma versão reduzida da lipoaspiração tradicional. Através de cânulas, o cirurgião plástico entra em contato com a gordura excedente e a suga para fora do corpo, modelando a silhueta. Na lipoaspiração são retiradas maiores quantidades de gordura, enquanto a minilipo retira uma quantidade reduzida (no máximo 1 litro). Normalmente, a minilipoaspiração é indicada para pacientes que possuem um corpo magro, mas que apresentam pequenas regiões com gorduras localizadas, difíceis de eliminar mesmo para aqueles que seguem uma alimentação balanceada e se submetem a uma rotina de exercícios físicos.  Por retirar uma quantidade menor de gordura, o pós-operatório da minilipoaspiração é mais cômodo para o paciente, o qual desenvolverá menor inchaço e terá reduzi

GINECOMASTIA - mama masculina - em manaus

Ginecomastia: ‘seios’ abalam a autoconfiança masculina O crescimento excessivo no tecido mamário masculino pode ser corrigido com procedimentos cirúrgicos. A ginecomastia pode causar traumas psicológicos e transtornos em alguns homens Manaus, 14 de Outubro de 2011 MAYARA BRILHANTE A ginecomastia tem tratamento e é uma condição benigna (Divulgação) A baixa autoestima e até mesmo isolamento social são algumas das consequências da ginecomastia – o crescimento excessivo no tecido mamário masculino. Esta alteração faz com que muitos adolescentes e até mesmo adultos, procurem por uma alternativa que possa trazer uma melhora de vida por meio da cirurgia plástica. “A ginecomastia nada mais é do que uma alteração na glândula mamária masculina. Ela é causada por fatores hormonais, genéticos e até mesmo ambientais podendo ser influenciada pela alimentação, mas nesse caso normalmente os homens já têm uma pré-disposição para que isto ocorra”, ex