Pular para o conteúdo principal

30 verdades e mentiras sobre plásticas (manaus)

30 verdades e mentiras sobre plásticas

Segundo a sociedade brasileira de cirurgia plástica, no Brasil são feitas 629 mil plásticas por ano. Talvez por essa grande procura, é comum ouvirmos de ex-pacientes comentários sobre suas cirurgias que nos deixam com a pulga atrás da orelha. Veja agora se elas têm fundamento ou não

1)Tem gente que não pode fazer plástica
Verdade A cirurgia plástica é contra indicada para as pessoas com comprometimento vascular importante, porque podem apresentar dificuldade no fechamento de feridas. Daí a importância de fazer os exames clínicos antes da cirurgia. Na Clínica André Luiz oferecemos tratamento preventivo de trombose venosa antes da cirurgia ministrado por nossas fisioterapeutas treinadas.

2) A cirurgia vai me deixar mais feliz
Mentira A plástica vai melhorar ou corrigir alguma imperfeição ou detalhe que lhe incomode. A felicidade vai depender de fatores pessoais e íntimos.

3) O resultado depende dos cuidados durante o período pós-operatório
Verdade Quase 50% do resultado depende de você, do seu empenho e da sua disciplina em seguir à risca as orientações de seu cirurgião. Neste período é preciso ter muita paciência, afinal o resultado pode sim ser visto logo após a cirurgia, mas é preciso esperar um tempo (normalmente seis meses) até que o inchaço e os edemas diminuam e o resultado final apareça.

4) O melhor plástico é aquele que cobra mais caro a consulta e a cirurgia
Mentira “O preço estipulado pelo cirurgião depende de diversos fatores como equipe de profissionais envolvida no procedimento, local em que a cirurgia será realizada e outros. Mas lembre-se que a equipe, normalmente, é composta por profissionais capacitados, portanto se o preço for muito baixo desconfie para que o barato não saia caro. Para saber se o cirurgião plástico é qualificado verifique se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).www.cirurgiaplastica.org.br

5) O sol é o maior inimigo do pós-operatório
Verdade Realmente deve-se evitar ao máximo a exposição solar durante o pós operatório para que as equimoses não se prolonguem. Como o sangue contém ferro, quando exposto a radiação solar, estes pigmentos podem se fixar à pele por períodos prolongados e acabar manchando a tez.

6) Vou ficar com estrias se colocar uma prótese de silicone muito grande nos seios?
Verdade As estrias surgem quando há o rompimento da pele. A prótese não promove esta distensão com tanta intensidade, a não ser que o implante seja muito grande. Para evitá-las é aconselhável hidratar as mamas antes e depois da cirurgia, aconselhamos usar o produto da marca ADCOS ELAST CREAM a venda na Clínica André Luiz.

7) Tabagismo compromete a cirurgia plástica
Verdade Como a nicotina prejudica a cicatrização, oxigenação dos tecidos e circulação sanguínea nas áreas operadas é recomendável parar de fumar duas semanas antes e depois da cirurgia. Além disso, a tosse do fumante pode provocar rompimento dos pontos, dor, necrose e sofrimento dos tecidos por trombose. Na clínica André Luiz recomendamos a realização de sessões de oxigenoterapia em câmara hiperbárica.

8) Se fizer um lifting na face, corro o risco de ficar sem expressão alguma
Mentira  As expressões faciais são decorrentes da atividade da musculatura local e uma cirurgia não promove alteração na função desses músculos e sim retira o excesso de pele.

9) As próteses eliminam a flacidez dos seios
Mentira A função da prótese é preencher um tecido vazio e se existe flacidez, é necessário que a mulher faça primeiro uma mastopexia – cirurgia que retira o excesso de pele e consequentemente levanta as mamas.

10) A gordura enxertada é, em parte, absorvida
Verdade O organismo pode absorver até 50% da gordura que foi enxertada, mas tudo depende da área em que foi feita e da técnica utilizada. Portanto, seu cirurgião deve lhe explicar que para se obter o resultado desejado pode ser necessário mais uma intervenção.

11) Prótese de silicone tem prazo de validade
Mentira Apesar de todo o implante de silicone sofrer algum desgaste com o tempo, espera-se que ele dure no mínimo dez anos. Mas é importante que antes mesmo de sentir endurecimento da prótese, retração ou qualquer sinal de dor procure um profissional. Acontece que tem certas marcas de proteses que dão garantia vitalícia em caso de contratura capsular ou problema na ruptura da protese.

12) Vou melhorar a rinite com a rinoplastia
Mentira É importante comunicar seu médico, antes da cirurgia, se você tem rinite – processo que pode ser desencadeado por alergia a substâncias diversas. Mas como a rinite é um processo alérgico, não tem ligação com a rinoplastia. Na clínica André Luiz contamos com equipe multidisciplinar incluindo médicos otorrinos.

13) Corro o risco de morrer na cirurgia
Verdade Os riscos de morte são descritos na literatura como muito baixos, em torno de um para 60 mil em cirurgias eletivas. Mas mesmo assim, é possível acontecer, por isto são necessários a realização de vários exames, na clínica André Luiz escolhemos com cautela os pacientes que podem realizar cirurgias eletivas e temos todos os equipamentos de urgencia e emergencia.

14) É necessário fazer fotos da região que será operada antes e depois da plástica
Verdade Esse é um procedimento obrigatório e necessário para a documentação do próprio cirurgião plástico. Com o auxílio dessas fotos, o profissional consegue se guiar melhor durante a cirurgia e, observando o corpo da paciente na foto ele pode retocar mais onde achar necessário. Mesmo porque com a paciente deitada na mesa cirúrgica fica mais difícil observar os pontos que precisam de atenção, como ele fez no consultório. “As fotos também servem pra uma avaliação do resultado obtido, como o corpo era antes e como ficou depois da cirurgia”, pois a paciente normalmente esquece como ela era antes de ser operada.


15) Se colocar silicone no bumbum, nunca mais posso tomar injeção

Verdade Não é recomendável tomar injeção nos glúteos, pois o medicamento será injetado na prótese e não no seu organismo. Para que isso fosse possível, a agulha teria de ser enorme. Injeções, só nos braços e pernas.

16) Meu umbigo vai ficar com cara de plástica depois da abdominoplastia
Mentira Hoje há técnicas que mantém a cicatriz umbilical com seu aspecto perfeitamente natural, como por exemplo, a minilipoabdominoplastia. Nesta operação são realizados descolamentos mais limitados e incisões pequenas, não há cortes no umbigo e as cicatrizes são menores, mais naturais, e com reduzido índice de complicações.

17) A lipo é um método de emagrecimento
Mentira A lipoaspiração é um método para modelar o corpo com a retirada dos excessos não desejados em determinadas regiões. Mas é claro que por retirar gordura a técnica dá a impressão que a paciente perdeu alguns quilos.

18) Adultos não podem fazer otoplastia
Mentira
A única restrição da otoplastia em relação a idade é que se espere a orelha está do tamanho adulto, ou seja, após os cinco ou seis anos. Antes dessa faixa etária, não recomenda-se operar. Depois dela, qualquer pessoa pode submeter- se a cirurgia – tenha 8 ou 80 anos!

19) Toda cirurgia gera uma cicatriz
Verdade Toda incisão na pele deixa uma cicatriz para sempre. Na maioria das vezes, procura-se camuflálas em locais escondidos como dentro dos cabelos e atrás das orelhas. Mas, às vezes, isto é impossível e a cicatriz, por melhor que seja o processo de cicatrização da pessoa, vai ficar aparente.

20) Lipoaspiração não é uma cirurgia
Mentira A lipo deve ser entendida como um procedimento cirúrgico sim, mesmo porque envolve avaliação clínicolaboratorial, ambiente cirúrgico adequado, instrumental e equipamento qualificado, anestesista experiente presente, cuidados pós-cirúrgicos imediatos e a médio e longo prazo.

21) A lipo deixará minha pele flácida
Verdade Mas isso irá depender muito do tipo de pele de cada paciente. Mas em boa parte dos casos, a pele se retrai bem no pós-operatório e não fica flacidez nenhuma.

22) Nunca mais vou ter barriga depois que me submeter a uma abdominoplastia
Mentira Se você não manter uma dieta saudável e balanceada e realizar exercícios físicos, a probabilidade de ganhar peso e comprometer o resultado é muito grande.

23) A blefaro causa problemas na visão
Mentira A cirurgia estética das pálpebras bem conduzida não deve interferir com a visão ou com a função palpebral mesmo porque o objetivo da cirurgia é retirar o excesso de pele e de gordura das pálpebras.

24) Os seios podem crescer novamente depois de uma redução mamária
Verdade A cirurgia de redução mamária preserva o tecido glandular e o adiposo (gordura). Se houver aumento destes tecidos por estímulo hormonal (gravidez e lactação, por exemplo) ou por aumento de peso os seios aumentarão de volume. Dá para reverter o resultado da plástica Em algumas cirurgias como a do aumento dos seios é possível reverter o resultado retirando os implantes. Na rinoplastia você também pode reverter a diminuição do nariz enxertando cartilagens e ossos que podem ser retirados de outras regiões. Em outras, como a blefaroplastia, é impossível voltar a trás. “Quem vai submeter-se à cirurgia plástica deve estar bem segura daquilo que quer, discutir com o cirurgião todos os aspectos que envolvem sua cirurgia, expectativa de resultados, limitações do procedimento, alternativas, riscos, evolução após o procedimento, cicatrização, entre outros”.

25) Dá para fazer várias lipos até eliminar toda a gordura em excesso do meu corpo
Mentira Como já foi dito, a lipoaspiração não é procedimento de emagrecimento. Cada caso deve ser avaliado dentro dos limites individuais da pessoa que apresenta uma desarmonia corporal por causa de gordura localizada.

26) Posso ingerir algo alcoólico no pós-operaório
Mentira Não se deve ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica por pelo menos um mês após a cirurgia. O álcool é metabolizado pelo fígado e pode, com isso, sobrecarregar esse órgão, também atrasar a cicatrização e dificultar os efeitos dos medicamentos. Também desidrata o organismo, e com isso todos os efeitos maléficos pioram muito.

27) Todas as cirurgias de nariz precisam ser refeitas
Mentira Não é que a maioria é refeita, alguns casos precisam de uma revisão cirúrgica para obter um melhor resultado final porque é uma cirurgia de muitos detalhes. e como o inchaço pósoperatório é grande, dificulta ver o resultado final.



28) Quem tem propensão a desenvolver queloide não pode fazer plástica
Mentira


A prática demonstra que mesmo quem tem cicatrizes hipertróficas ou queloides em um lugar do corpo pode não desenvolver em outro.

29) Os seios perdem a sensibilidade depois de uma plástica na região
Mentira Toda cirurgia em que há descolamento, a sensibilidade é alterada por haver cortes de nervos. Porém, geralmente, a sensibilidade retorna totalmente com o tempo. Quanto maior for a redução das mamas ou maior for a prótese, maior a chance de ter mais alteração de sensibilidade transitória ou permanente, pois mais nervos serão cortados. Na clínica Andre Luiz temos tramento pos operatório com micro correntes que estimulam a sensibilidade a voltar mais rápido.

30) O silicone dificulta detectar o câncer de mama e o processo de amamentação
Mentira Como a prótese fica abaixo da glândula ou abaixo do músculo que está abaixo da glândula, ela fica livre para produzir leite normalmente. A colocação de implantes de silicone com finalidade estética não atrapalha a realização dos exames como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética. Porém se os implantes forem muito grandes, pode haver alguma dificuldade na compressão dos seios, diminuindo a qualidade das imagens obtidas e prejudicando o resultado do exame.

Fonte: Plástica e Beleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREVENINDO QUELÓIDES EM MANAUS

PREVENINDO QUELÓIDES Prevenindo Quelóides Como o quelóide pode levar vários meses para se manifestar depois da operação, o acompanhamento do próprio médico no pós-operatório, assim como a utilização de métodos para a sua prevenção é obrigatório para bons resultados da cicatrização. A cicatriz fica clara, macia, seca e bem fininha, porém para tal a mesma deve ser utilizada a partir de 1-2 semanas após a remoção das suturas por um período diário de 12 a 16 horas e a mesma deve ser lavada com água e sabão, e acondicionada em papel manteiga para não ressecar. Então durante pode-se usar as pomadas prescritas pelo cirurgiao e a noite após o banho e sem nenhum produto nos seios utiliza-se fita, retirando-a somente pela manhã ao acordar. Lâmina de silicone A lâmina ou placa de silicone é utilizada na prevenção de quelóides ou cicatrizes hipertróficas,elas devem ser utilizadas sobre cicatrizes recentes as quais apresentam ou não predisposição em desenvolver quelóide ou ci

Minilipo ou Lipo Light em Manaus

Mini lipo Pacientes que possuem pequenos acúmulos de gordura em regiões como flancos, glúteos e culotes, entre outras podem obter um contorno corporal mais harmônico através da minilipoaspiração, ou minilipo. A minilipo é uma versão reduzida da lipoaspiração tradicional. Através de cânulas, o cirurgião plástico entra em contato com a gordura excedente e a suga para fora do corpo, modelando a silhueta. Na lipoaspiração são retiradas maiores quantidades de gordura, enquanto a minilipo retira uma quantidade reduzida (no máximo 1 litro). Normalmente, a minilipoaspiração é indicada para pacientes que possuem um corpo magro, mas que apresentam pequenas regiões com gorduras localizadas, difíceis de eliminar mesmo para aqueles que seguem uma alimentação balanceada e se submetem a uma rotina de exercícios físicos.  Por retirar uma quantidade menor de gordura, o pós-operatório da minilipoaspiração é mais cômodo para o paciente, o qual desenvolverá menor inchaço e terá reduzi

GINECOMASTIA - mama masculina - em manaus

Ginecomastia: ‘seios’ abalam a autoconfiança masculina O crescimento excessivo no tecido mamário masculino pode ser corrigido com procedimentos cirúrgicos. A ginecomastia pode causar traumas psicológicos e transtornos em alguns homens Manaus, 14 de Outubro de 2011 MAYARA BRILHANTE A ginecomastia tem tratamento e é uma condição benigna (Divulgação) A baixa autoestima e até mesmo isolamento social são algumas das consequências da ginecomastia – o crescimento excessivo no tecido mamário masculino. Esta alteração faz com que muitos adolescentes e até mesmo adultos, procurem por uma alternativa que possa trazer uma melhora de vida por meio da cirurgia plástica. “A ginecomastia nada mais é do que uma alteração na glândula mamária masculina. Ela é causada por fatores hormonais, genéticos e até mesmo ambientais podendo ser influenciada pela alimentação, mas nesse caso normalmente os homens já têm uma pré-disposição para que isto ocorra”, ex