Pular para o conteúdo principal

CANCER DE PELE

Câncer - FONTE REVISTA VEJA

Pesquisadores desenvolvem pomada capaz de combater o câncer de pele

Por meio da nanotecnologia, produto atinge todas as camadas da pele e desativa genes responsáveis pelo surgimento dos tumores

Médico examina paciente com melanoma Médico examina paciente com melanoma: pomada pode ser alternativa para combate ao câncer de pele (Peter Dazeley/Getty Images)
Pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, desenvolveram uma pomada capaz de tratar o câncer em todas as camadas da pele. Segundo o estudo, o produto consegue penetrar nas células, ‘desligando’ apenas os genes específicos responsáveis pelo surgimento dos tumores. Os resultados foram publicados nesta segunda-feira no periódico Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS).

Saiba mais

NANOTECNOLOGIA
É a parte da ciência que estuda o controle da matéria em escala atômica e molecular, entre um e 100 nanômetros. Um nanômetro equivale a um milímetro dividido em um milhão de partes. Para se ter uma ideia, o fio de cabelo possui uma espessura média de 75.000 nanômetros. Com a nanotecnologia, os cientistas conseguem produzir materiais com propriedades especiais, controlando a forma como eles absorvem e espalham a luz e conduzem eletricidade e calor, por exemplo.
De acordo com os autores, é muito difícil fazer com que um produto de uso tópico atinja as camadas mais profundas da pele devido ao sistema de defesa do nosso corpo contra agentes externos. Mas isso foi possível com o uso de substâncias de espessura mil vezes menor do que a de um fio de cabelo, desenvolvidas por meio da nanotecnologia.
O material utilizado pelos pesquisadores foi um RNA (ácido núcleico) modificado. Ácidos nucleicos normais não conseguem penetrar nas células. Os que foram usados pelos pesquisadores ficam em volta de uma nanopartícula de ouro, como uma concha, programados para atacar os genes que provocam o câncer de pele. Após um mês de aplicação da pomada na pele de camundongos e em amostras de epiderme humana, os cientistas observaram que os testes foram bem-sucedidos e não demonstraram efeitos secundários negativos.

Leia também: FDA autoriza nova droga que combate câncer de pele
A pomada, explicam os pesquisadores, tem como objetivo inicial tratar o melanoma e o carcinoma de células escamosas, os dois tipos mais comuns de câncer de pele. Porém, eles acreditam que a abordagem possa ser utilizada em outras doenças de pele com causas genéticas e até mesmo outros problemas de pele, como as rugas que surgem naturalmente com a idade. "Esse é um marco na área de regulação dos genes. Concluímos que é possível tratar um problema de pele com precisão e riscos minimizados. Nós, agora, também podemos ir atrás de tratamentos para outros conjuntos de doenças", afirmam os autores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREVENINDO QUELÓIDES EM MANAUS

PREVENINDO QUELÓIDES Prevenindo Quelóides Como o quelóide pode levar vários meses para se manifestar depois da operação, o acompanhamento do próprio médico no pós-operatório, assim como a utilização de métodos para a sua prevenção é obrigatório para bons resultados da cicatrização. A cicatriz fica clara, macia, seca e bem fininha, porém para tal a mesma deve ser utilizada a partir de 1-2 semanas após a remoção das suturas por um período diário de 12 a 16 horas e a mesma deve ser lavada com água e sabão, e acondicionada em papel manteiga para não ressecar. Então durante pode-se usar as pomadas prescritas pelo cirurgiao e a noite após o banho e sem nenhum produto nos seios utiliza-se fita, retirando-a somente pela manhã ao acordar. Lâmina de silicone A lâmina ou placa de silicone é utilizada na prevenção de quelóides ou cicatrizes hipertróficas,elas devem ser utilizadas sobre cicatrizes recentes as quais apresentam ou não predisposição em desenvolver quelóide ou ci

Minilipo ou Lipo Light em Manaus

Mini lipo Pacientes que possuem pequenos acúmulos de gordura em regiões como flancos, glúteos e culotes, entre outras podem obter um contorno corporal mais harmônico através da minilipoaspiração, ou minilipo. A minilipo é uma versão reduzida da lipoaspiração tradicional. Através de cânulas, o cirurgião plástico entra em contato com a gordura excedente e a suga para fora do corpo, modelando a silhueta. Na lipoaspiração são retiradas maiores quantidades de gordura, enquanto a minilipo retira uma quantidade reduzida (no máximo 1 litro). Normalmente, a minilipoaspiração é indicada para pacientes que possuem um corpo magro, mas que apresentam pequenas regiões com gorduras localizadas, difíceis de eliminar mesmo para aqueles que seguem uma alimentação balanceada e se submetem a uma rotina de exercícios físicos.  Por retirar uma quantidade menor de gordura, o pós-operatório da minilipoaspiração é mais cômodo para o paciente, o qual desenvolverá menor inchaço e terá reduzi

GINECOMASTIA - mama masculina - em manaus

Ginecomastia: ‘seios’ abalam a autoconfiança masculina O crescimento excessivo no tecido mamário masculino pode ser corrigido com procedimentos cirúrgicos. A ginecomastia pode causar traumas psicológicos e transtornos em alguns homens Manaus, 14 de Outubro de 2011 MAYARA BRILHANTE A ginecomastia tem tratamento e é uma condição benigna (Divulgação) A baixa autoestima e até mesmo isolamento social são algumas das consequências da ginecomastia – o crescimento excessivo no tecido mamário masculino. Esta alteração faz com que muitos adolescentes e até mesmo adultos, procurem por uma alternativa que possa trazer uma melhora de vida por meio da cirurgia plástica. “A ginecomastia nada mais é do que uma alteração na glândula mamária masculina. Ela é causada por fatores hormonais, genéticos e até mesmo ambientais podendo ser influenciada pela alimentação, mas nesse caso normalmente os homens já têm uma pré-disposição para que isto ocorra”, ex